Veja todas as postagens do Neto
PET News #20: armadilhas da Natureza!

Quando pensamos em teias de aranhas, lembramos de armadilhas feitas pelos aracnídeos com o objetivo de capturar pequenos animais, certo? E é isso mesmo! Mas não são apenas formigas ou moscas apanhadas por elas; as teias são capazes de prender animais bem maiores.

N´outro dia, enquanto descansava na casa de amigos, notei algo se balançando embaixo de uma cadeira: um CALANGO com aproximadamente 16 centímetros, preso pela cauda a uma teia e pendurado completamente no ar. Como não conseguiu alcançar o chão, ficou complicado encontrar posição para se libertar. Já havia desistido de lutar e nem se preocupou com minha aproximação. As fotos pareciam melhores quando as tirei, mas servem para vocês terem uma ideia.

2014-05-28_18-29-16_691  2014-05-28_18-30-02_154

Eu o libertei, mas não foi fácil!  A teia era muito resistente, bem difícil de cortar. Depois de livre, meu amigo ainda ficou deitado por uns instantes até começar a andar. Me pergunto que espécie de aranha pode ter feito uma amarra tão forte!

As aranhas fazem um excelente trabalho quando constroem essas arapucas. Funciona assim: os fios das teias são constituídos de seda, produzidos em glândulas especiais localizadas no abdômen. A seda é expelida, em estado líquido, por meio de microscópicas estruturas chamadas fúsulas e ao entrar em contato com o ar se solidifica, formando o fio que a aranha vai usar para construir a armadilha mortal.

Espero que tenham gostado do PET News de hoje. Continuem atentos! A Vida fervilha em toda parte e está à nossa espera para ser observada.

Até a próxima 🙂SELO MATERIA EXCLUSIVA