Veja todas as postagens do Neto
O que é Bioética?

BIOETICA IMAGEM

Estudada por grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, a Ética é constantemente debatida em questões ambientais na atualidade. Mas, há quase 50 anos um novo termo nasceu: a Bioética. Afinal, o que é essa tal de Bioética?

Com o avanço das pesquisas genéticas na década de 1970, surgiu a necessidade de avaliar com mais responsabilidade os limites, problemas e implicações morais no ramo da Biologia e Medicina. Nasceu a Bioética. Por discutir questões éticas, ela está diretamente ligada à Filosofia, mas também ao Direito, a Medicina e também a questões religiosas.

Todos já tivemos contatos com assuntos tais como clonagem, pesquisas com células-tronco, fertilização artificial, produção de transgênicos, etc. Tudo isso é estudado pela Bioética. Grupos ambientalistas, indústrias farmacêuticas, laboratórios de biotecnologia, associações de consumidores, estão diretamente ligados a esse campo de estudo; cada um defendendo o que julga correto,  de acordo com seus conceitos.

O alemão Fritz Jahr, em 1927, usou o termo bio-ethik em um artigo sobre as relações entre os seres humanos, plantas e animais. Ele era Filósofo, Teólogo e Educador. Será que ele imaginava o quanto esse termo, e o que ele significa, mudaria a nossa Ciência atual?

Acredito que a Ética é tão importante para nós quanto o alimento que consumimos ou o ar que respiramos. Está ligada ao bom senso, e sua existência ou ausência nos ideais de cada pessoa é facilmente notada.

Vida Longa à Bioética. Que ela seja o que foi criada para ser.