Veja todas as postagens do Neto
Aves do Cerrado: Sabiá-do-campo!

Cansei de admirar nossas aves brasileiras sem saber nada sobre elas. Decidi mudar isso!!! Uma das formas para aprender sobre a fauna da região é fotografando e pesquisando. Descobrir seus nomes é só o começo! Eu poderia visitar um site e decorar tudo, certo? Mas assim não seria interessante, pois eu quero aprender e me divertir no processo! Sendo assim, começarei a documentar meus encontros com o mundo animal a minha volta e postar aqui no site. Quando minhas fotos não estiverem com qualidade razoável, adicionarei da internet.

Como viram em uma postagem anterior, resgatei recentemente um Choró-boi fêmea. Fiquei tão maravilhado com sua beleza que fui buscar informações sobre ela (clique AQUI para ler a matéria e assistir ao vídeo do resgate). Aprendi muitas coisas legais sobre essa espécie.

Hoje, trago a vocês o Sabiá-do-campo (Mimus Saturninus):

SABIÁ DO CAMPO

Famoso por seu repertório de cantos, o sabiá-do-campo é um exímio imitador de outras espécies. É conhecido também pelos nomes tejo-do-campo, calhandra, arrebita-rabo, galo-do-campo, papa-sebo, sabiá-levanta-rabo, sabiá-conga ou sabiá-poca; os ornitólogos não costumam chamá-lo por este último, pois existe outro sabiá de nome igual. Ele também é um mestre da camuflagem, veja na foto abaixo como se confunde com a grama.

Sabiá-do-campo

Se alimenta de formigas, cupins, besouros e outros invertebrados; mas adora uma frutinha também, de preferência aquelas que se pode comer inteira. As sementes das frutas passam direto pelo tubo digestivo, fazendo do sabiá-do-campo uma ave dispersora, ou seja, ela leva as sementes para vários lugares ajudando novas árvores a nascer.

Ficou curioso? Ainda há muitas informações a serem pesquisadas sobre o Sabiá-do-campo. Espero que tenham gostado! Aguardem novas postagens sobre as aves do Cerrado! Até a próxima 🙂