Veja todas as postagens do Neto
Aves do Cerrado: Coruja Buraqueira

Saudações! Estamos de volta com mais Aves do Cerrado! Ontem, enquanto esperava minha esposa sair do banco, tive a felicidade de me aproximar o bastante para fazer essas imagens da coruja buraqueira. É impressionante como ela não se incomodou com minha chegada! Este provavelmente é o macho, ele cuida dos filhotes e tem penas mais claras que a fêmea. Apenas um dos pimpolhos estava na entrada da toca enquanto o pai ficava de vigília, ambos tomando o solzinho de fim de tarde e curtindo a brisa. Os animais sabem mesmo curtir a vida!

CORUJA 01 Rápida e silenciosa, só consegui me aproximar o bastante para duas fotos e fazer esse vídeo maravilhoso! Um metro e meio, foi o mais perto que já cheguei de uma ave como esta em liberdade. Valeu, meu Deus! 😀

Sobre esse amor de corujinha:

  • Nome Vulgar: Coruja Buraqueira
  • Nome Científico: Athene cunicularia
  • Família: Strigidae
  • Peso: 100 a 220 g
  • Envergadura: 50 a 60cm
  • Altura: 20 a 30cm

A coruja buraqueira vive nos campos e cerrados brasileiros. Embora seja capaz de cavar sua toca, ela costuma viver em buraquinhos abandonados feitos por outros animais, como tatus por exemplo. É um animal noturno, gosta de tirar sonecas durante o dia e a noite caça seu jantar. Baratas, aranhas, cobras pequenas, escorpiões, roedores, passarinhos de ninhos vizinhos são alguns dos animais que estão em sua dieta.

A coruja buraqueira tem visão binocular, ou seja, enxerga o objeto com ambos os olhos ao mesmo tempo. Nada consegue pegá-la de surpresa, pois tem uma audição sensacional e consegue virar sua cabeça em um ângulo de 270 graus de um lado a outro e 180 graus de baixo para cima, essa capacidade aumenta muito seu campo de visão.

É ou não é um animal e tanto? Existem muitas informações sobre a corujinha buraqueira que vocês podem pesquisar. Eu me divirto e aprendo muito escrevendo sobre os animais!

Espero que tenham gostado, até a próxima! 😀