Veja todas as postagens do Neto
APEX #02 – Diário de Bordo: Tubarão branco em Gansbaai e visita ao parque Etosha!

Do diário de bordo de Chris e Monique Fallows: Tubarão branco em Gansbaai e visita ao parque Etosha!

“Há poucos dias, Chris teve a oportunidade de passar uma manhã em Gansbaai com a CNN. Deixarei todos informados em nossos canais de mídia social, quando o programa sobre nosso mergulho em gaiola com o grande tubarão branco na Cidade do Cabo for ao ar. Estão todos trabalhando nas áreas costeiras, que é normal para esta época do ano, e eles tiveram sete tubarões diferentes durante a manhã. A visibilidade na água era pouca, mas a visualização da superfície foi excelente. Avistamos uma fêmea linda de 4 metros, foi o destaque da viagem.

Para conferir a visita na íntegra clique AQUI, o relato abaixo é apenas uma parte da aventura!

“E agora, algumas experiências de vida selvagem na África! Nossa primeira parada foi no Parque Nacional Etosha, na Namíbia, onde o destaque foi um encontro muito próximo com uma magnífica leoa.”

“Há um leão na janela!”

“A interação que eu estou prestes a escrever é sem dúvida o meu encontro mais próximo com um leão, e o de maior adrenalina! Aconteceu na manhã em que estávamos dirigindo para fora do parque. Foi uma longa viagem, vimos cerca de cinco carros parados na lateral da estrada. Carros parados sempre significa algo de valor para ser observado, e desta vez era uma família com cerca de doze leões. Ficamos um bom tempo contemplando o bando. Contamos 6 filhotes com três semanas de idade aproximadamente. O resto do bando era composto de um macho, cinco leoas e mais um filhote que tinha cerca de oito semanas.”

“Quando chegamos, haviam duas leoas sob a sombra de um dos carros, e os outros três estavam deitados mais perto de nós. Os minúsculos filhotes incomodavam as mães o tempo todo querendo mamar e brincar. Irritadas, algumas delas fugiram para as sombras dos arbustos próximos, o que criou um cenário perfeito para fotografar. Chris usou sua grande angular para fazer algumas imagens quando outra leoa decidiu que a sombra do nosso carro era a mais tentadora. Em questão de segundos, ela se deitou sob a janela de Chris.”

“Estamos acostumados com grandes predadores, por isso estávamos bastante calmos com a situação. Foi extremamente relaxante desfrutar daquele momento. Chris decidiu não fazer barulho fechando as janelas da parte dianteira e traseira do veículo. Um pouco mais tarde, o filhote mais velho chegou com a mãe, e como a maioria dos jovens é bastante curiosa, logo estava de olho na grande coisa branca e longa que se projetava para fora da janela. A grande lente da câmera de Chris tornou-se o foco das atenções, e as cabecinhas dos filhotes subiam e desciam enquanto inspecionavam aquele objeto estranho.”

“A leoa agora também se tornou consciente da lente e logo após os filhotes se afastarem, ela se levantou. Tudo isso aconteceu em apenas alguns momentos e meu nível de conforto passou de “ok” para “que diabos”! Um grande leoa olhava diretamente para a nossa janela aberta! Na verdade, eu não podia olhar, porque não conseguia encarar a realidade da situação!”

“Embora Chris tenha ficado muito calmo, eu conseguia senti-lo pensar: “ok … o que faço agora!”. A leoa estava curiosamente olhando para dentro do capuz da lente e achamos que ela estava observando seu reflexo no vidro. Em algum momento percebemos que ela provavelmente iria pegar a câmera e Chris tinha que fazer algo sobre isso. A única escolha razoável foi empurrá-la suavemente para trás com a câmera, ao mesmo tempo que girava a chave sem ligar o motor, para subirmos os vidros das janelas. Eu ainda não podia olhar, tinha meu rosto enterrado nas mãos! A leoa deu um passo para trás, em seguida, Chris girou a chave e subimos os vidros… UFA! … Eu já podia respirar novamente!”

“A leoa imediatamente voltou para o carro. Agora que o objeto da sua curiosidade se foi, ela começou a mordiscar gentilmente a maçaneta da porta! Isso foi demais para nós. Chris ligou o carro e o barulho do motor a afastou. Meu Deus! Tudo isso durou apenas alguns minutos, mas parecia uma eternidade!  Era muita adrenalina e suor escorrendo. Foi uma experiência intensa e certamente nunca esquecerei a sensação de estar tão perto de uma leoa selvagem.”

Chris e Monique Fallows são um casal apaixonado por tubarões e pela vida selvagem marinha. Juntos, eles divulgam os grandes tubarões brancos e outros animais marinhos em documentários para o Discovery Channel, National Geographic e Animal Planet.

O  casal está à frente da empresa Apex Shark Expeditions. Eles recebem turistas de todo o mundo para mergulhar com tubarões brancos em Cape Town, na África do Sul.

Visite o site da Apex Shark Expeditions AQUI.

Até a próxima 😀