Veja todas as postagens do Neto
APEX #01- Diário de Bordo: Agregação de Baleias Jubarte!

Chris e Monique Fallows são um casal apaixonado por tubarões e pela vida selvagem marinha. Juntos, eles divulgam os grandes tubarões brancos e outros animais marinhos em documentários para o Discovery Channel, National Geographic e Animal Planet.

Com a permissão de Monique, começo a postar suas aventuras perseguindo esses e vários outros animais fantásticos. Espero que gostem tanto quanto eu!

Do diário de bordo de Chris e Monique Fallows:

unnamed

“Queridos amantes de tubarões,

Por favor, perdoem nosso silêncio nos últimos 2 meses. A boa notícia é que eu tenho algumas grandes histórias da vida selvagem e experiências para compartilhar, como nossa viagem a quatro diferentes Parques na Namíbia e Zimbabwe. No oceano, nós temos experimentado o fenômeno anual da agregação das baleias jubarte ao longo da costa do cabo e uma visita rápida a Gansbaai.”

unnamed-1Agregação de Baleias Jubarte

“Algo especial tem acontecido fora do litoral de Cape Town Western nos últimos anos. Uma agregação maciça de baleias jubarte migrando da costa da baía de Hout e do Kommetjie, geralmente apenas por 2 semanas. É mais provável que essas jubartes estejam migrando de suas áreas de criação nos trópicos e descendo para se alimentar antes de se dirigirem para a Antárctica, para suas terras de alimentação preliminares do verão.”

“À medida que nos aproximávamos, as baleias jubarte seguiam em direção ao sul em grupos de três a oito baleias. O tráfego foi contínuo e mais grupos compostos principalmente de machos e fêmeas adultos, e alguns mais jovens, apareceram. Nós fomos muito cuidadosos para não abordá-las diretamente, mas em algumas ocasiões elas se aproximaram do barco para dar uma boa olhada em nós. Pareciam curiosas e por vezes nos rodearam antes de seguir em frente.”

“Havia uma enorme quantidade de comunicação não-vocal acontecendo. Ao nosso redor, podíamos ver caudas batendo e vários solavancos. Uma baleia saltando é majestoso, como os movimentos de uma bailarina girando no ar. Era possível ver saltos, essas comunicações não-verbais, em quase cada direção de uma bússola!”

unnamed-3

“Tão impressionante quanto este comportamento, foi que estávamos curiosos para ver se poderíamos encontrar as enormes concentrações de baleias que as pessoas haviam mencionado. No final da tarde tivemos a visão mais espetacular de todas, calculamos entre 60 e 80 baleias bem próximas e se alimentando juntas. Foi indescritível e em um dos pontos turísticos mais espetaculares que eu já vi na natureza. Tudo estava acontecendo: alimentação, caudas enormes batendo na água… todas as 80 baleias estavam próximas e bem apertadas!”

“Olhando atentamente as fotos de Chris, percebemos minúsculo camarões alaranjados sendo engolidos pelas baleias. Devia ter bilhões deles para alimentar todas as jubartes no local.”

unnamed-2“Não era apenas visualmente espetacular, mas também uma completa sobrecarga sensorial. Uma das experiências mais incríveis foi fechar os olhos e apenas ouvir o sempre presente e constante ruído da respiração da enorme massa de baleias, respirando e exalando juntas. Haviam muitos sons diferentes que vão de exalar e estendendo-se a um som profundo, muito parecido com o de um elefante. Como eu nunca tinha ouvido qualquer baleia fazer um som como este, foi particularmente interessante para mim. O cheiro foi igualmente memorável, não no bom sentido exatamente… elas fedem! O cheiro deve ser por causa do que estavam comendo e posso dizer que foi bastante horrível…! “

chrismonique-falsebayChris e Monique Fallows estão à frente da empresa Apex Shark Expeditions. Eles recebem turistas de todo o mundo para mergulhar com tubarões brancos em Cape Town, na África do Sul.

Um dia, se a coragem permitir, pretendo fazer uma visita e mergulhar com os grandes brancos. Um dia…!!!

Confiram mais relatos do casal aqui no site em breve. Conheça o trabalho de Chris e Monique visitando o site da Apex Shark Expeditions AQUI.

Apex Shark Expeditions
Quayside Building, Main Road, Simon’s Town
Cape Town, 7975

Até a próxima 😀